sexta-feira, 23 de abril de 2021

Em que os Jogos Podem Contribuir Para a Formação dos Adolescentes?

 


         A adolescência é um período importante do ciclo vital que se caracteriza por muitas mudanças e descoberta da própria identidade. Geralmente seu início se dá por volta dos 10 e 12 anos e termina aos 19 ou 20 anos de idade.

Cada vez mais cedo os adolescentes vêm enfrentando momentos turbulentos além dos que já são inerentes a esta fase do desenvolvimento devido ao consumo precoce de moda e tecnologia e à prática de novas formas de ócio e entretenimento, como: consumo de álcool, sexualidade precoce e uso de substâncias entorpecentes.


Embora a adolescência seja uma fase de inúmeros conflitos também é uma etapa maravilhosa na qual os jovens vivenciam experiências de alegria e satisfação que, em conjunto com as experiências difíceis auxiliam no processo de amadurecimento.

Uma forma saudável que permite que o adolescente se divirta e vivencie bons momentos é o entretenimento através de jogos, pois eles


- Permitem que os adolescentes aprendam valores e lições que poderão carregar para o resto da vida.

- Ampliam as relações sociais e ensinam a importância do trabalho em equipe, do respeito e da forma correta de lidar com normas e regras.

- Podem ser úteis para prevenir condutas de risco (violência, consumo de substâncias, sexualidade precoce, obesidade, etc).

- Fomentam a imaginação e a criatividade.

- Dão alegria, prazer e satisfação.

Enfim, os jogos ajudam a preparar os jovens para enfrentarem desafios que encontrarão nas suas vidas.

Os jogos mais adequados para a adolescência são os que apresentam objetivos e desafios para a mente, como:

Jogos de Tabuleiro: Xadrez, Dama, Mancala, Bloqueio das 4Cores, Gamão.

Jogos de Estratégia: Banco Imobiliário, Batalha Naval, Jogo da Vida.

Jogos de Lógica: Torre de Hanoi, Cubo Mágico, Dominó Mexicano.

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Como a Pandemia Pode Afetar a Inteligência Social das Crianças

 



            As crianças são grandes aprendizes sociais e desenvolvem habilidades como compartilhar, resolver conflitos e ter empatia de uma forma muito rápida. E, infelizmente, com o confinamento em virtude do COVID-19, as crianças perderam muitas oportunidades de aprendizagem social.

            O desenvolvimento social cognitivo se inicia no primeiro ano de vida quando os pequenos compreendem o que os outros pensam e continua até os 5 anos. A brincadeira é uma parte extremamente importante neste processo que implica em muito contato físico e criação de laços de amizades – o que ajuda as crianças a enfrentarem as emoções e manterem-se mentalmente fortes e saudáveis.

            Sabe-se que o desenvolvimento do cérebro social é como uma via de mão dupla: a interação social afeta o cérebro e o cérebro afeta a resposta emocional e comportamental aos envolvidos em determinada interação.

            Para as crianças pequenas confinadas, reuniões remotas não são o suficiente e, dependendo da idade da criança não são nada eficazes. Desta forma, é importante que os pais e membros da família nuclear possam proporcionar oportunidades de brincadeiras e interação social no seio familiar e, tão logo termine o confinamento proporcionem aos seus filhos momentos de interação social com outras crianças.

                Uma atividade que pode beneficiar o treino cognitivo social é ler e conversar sobre histórias com conteúdo mais voltado para experiências de interação social, empatia e emoções. 

               Mas o que as emoções tem a ver com a inteligência social? “Todas as emoções são sociais”, afirma Richard Davidson, diretor do Laboratório de Neurociência Afetiva na Universidade de Wisconsin. “Não podemos separar a causa de uma emoção do mundo dos relacionamentos – nossas interações sociais impulsionam nossas emoções.”  

    Além da leitura, outras atividades que estimulam e trabalham a linguagem são fundamentais para que as crianças compreendam o mundo em que vivem. Por isso, vou elencar 10 jogos que auxiliarão no desenvolvimento da inteligência social:

1.    Histórias ao Cubo

2.    Empilhando Emoções

3.    Coleção Imantado Geladeira e Lousas - Emoções

4.    Universo das Emoções

5.    Fantoches

6.    + de 100 Coisas Para Fazer com Seus Filhos

7.    Conversa Entre Pais e Filhos

8.    Habilidades Emocionais

9.    Sinto Muito

10.  Para Criar MiniContos

             A falta de socialização trará consequências, porém, não precisamos nos desesperar. É importante fazermos a nossa parte e, o nosso cérebro se encarrega de correr atrás do “tempo perdido”.

  O Pião de Madeira      Pião, não se sabe ao certo quando surgiu, mas conhece-se a sua existência desde o ano 4000 a.C. Trata-se de um brin...