terça-feira, 8 de junho de 2021

 

O Pião de Madeira


    Pião, não se sabe ao certo quando surgiu, mas conhece-se a sua existência desde o ano 4000 a.C. Trata-se de um brinquedo universal que faz parte da cultura popular.

    Em algumas culturas, o pião era usado como ferramenta em rituais de adivinhação e xamanismo. O seu movimento era comparado com a rotação dos astros no céu.

   No início eram feitos de argila e depois surgiram os piões de madeira com formato cônico e, na extremidade, uma ponta de metal, como conhecemos atualmente.



    Se pesquisarmos a fundo vamos encontrar vestígios de piões em pinturas antigas e em alguns textos literários que citam o brinquedo.





           
    Seu movimento resulta de um cordel (fieira) enrolado à sua volta. Ao enrolar a fieira sobre ele e arremessar em direção ao chão, o pião irá girar em torno de seu próprio eixo, gerando o equilíbrio necessário para manter-se em pé.
    Como é um brinquedo que fez sucesso até o final dos anos 70, hoje em dia muitos devem se perguntar: qual é a graça desse brinquedo? É apenas um pedaço de madeira e um barbante.




    Pois bem, o pião tem sua magia. Se não tivesse não faria sucesso por tanto tempo não é mesmo? Ele hipnotiza a criança com a velocidade dos seus movimentos, e sua permanência girando. Muitas crianças, espontaneamente, deixam o corpo girar como se fosse um pião, fazem sons e até cantam músicas, como a cantiga popular Roda Pião para entrar no clima da brincadeira.



    Salientando que para girar um pião a criança não usa apenas as mãos. Ela precisa movimentar o corpo inteiro, prepará-lo, ter uma intenção corporal para fazer a mágica acontecer, e o pião girar e começar a dançar. Quem pensa que é fácil fazê-lo girar está enganado.

    Que tal brincar com o pião fieira com os seus filhos? Além de proporcionar muita diversão, o Pião de Madeira, desenvolve as habilidades motoras, a capacidade de superar desafios e promove a socialização.

    É um brinquedo simples, barato e divertido que, como viram, tem um valor inestimável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Pião de Madeira      Pião, não se sabe ao certo quando surgiu, mas conhece-se a sua existência desde o ano 4000 a.C. Trata-se de um brin...