sexta-feira, 23 de abril de 2021

Em que os Jogos Podem Contribuir Para a Formação dos Adolescentes?

 


         A adolescência é um período importante do ciclo vital que se caracteriza por muitas mudanças e descoberta da própria identidade. Geralmente seu início se dá por volta dos 10 e 12 anos e termina aos 19 ou 20 anos de idade.

Cada vez mais cedo os adolescentes vêm enfrentando momentos turbulentos além dos que já são inerentes a esta fase do desenvolvimento devido ao consumo precoce de moda e tecnologia e à prática de novas formas de ócio e entretenimento, como: consumo de álcool, sexualidade precoce e uso de substâncias entorpecentes.


Embora a adolescência seja uma fase de inúmeros conflitos também é uma etapa maravilhosa na qual os jovens vivenciam experiências de alegria e satisfação que, em conjunto com as experiências difíceis auxiliam no processo de amadurecimento.

Uma forma saudável que permite que o adolescente se divirta e vivencie bons momentos é o entretenimento através de jogos, pois eles


- Permitem que os adolescentes aprendam valores e lições que poderão carregar para o resto da vida.

- Ampliam as relações sociais e ensinam a importância do trabalho em equipe, do respeito e da forma correta de lidar com normas e regras.

- Podem ser úteis para prevenir condutas de risco (violência, consumo de substâncias, sexualidade precoce, obesidade, etc).

- Fomentam a imaginação e a criatividade.

- Dão alegria, prazer e satisfação.

Enfim, os jogos ajudam a preparar os jovens para enfrentarem desafios que encontrarão nas suas vidas.

Os jogos mais adequados para a adolescência são os que apresentam objetivos e desafios para a mente, como:

Jogos de Tabuleiro: Xadrez, Dama, Mancala, Bloqueio das 4Cores, Gamão.

Jogos de Estratégia: Banco Imobiliário, Batalha Naval, Jogo da Vida.

Jogos de Lógica: Torre de Hanoi, Cubo Mágico, Dominó Mexicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Pião de Madeira      Pião, não se sabe ao certo quando surgiu, mas conhece-se a sua existência desde o ano 4000 a.C. Trata-se de um brin...