quinta-feira, 25 de março de 2021

5 Coisas Que as Crianças Aprendem Montando Quebra-Cabeças

 




Os quebra-cabeças desconhecem idade. Fascinam tanto crianças como adultos e, além de serem divertidos, são capazes de modificar de forma positiva os processos de pensamento de nosso cérebro.

As crianças que brincam com quebra-cabeças desde pequeninos estimulam a sua motricidade fina e as suas habilidades cognitivas. Para quem desconhece, essa aventura no mundo dos quebra-cabeças pode iniciar-se entre 12 e 18 meses de idade em função do desenvolvimento da percepção visual e da motricidade fina da criança.


Muitas mães relatam: mas eu já comprei um quebra-cabeças para meu filho e ele nem deu bola. Outras se perguntam: como saber se meu filho está pronto para montar um quebra-cabeça? Ele é tão novinho! Pois bem, te damos algumas dicas:

- Observe se seu filho já pega objetos de forma consciente;


- Perceba se ele utiliza o movimento de pinça, ou seja, se ele pega os objetos com os dedos polegar e indicador;


- Verifique se seu filho reconhece e distingue formas, cores, etc;

- Lembre-se que seu filho pode não estar preparado ou motivado para montar quebra-cabeças. Apresente esse recurso aos pouquinhos e de forma que não o fruste. Impor que a criança monte não é a melhor solução.

Se você responder mentalmente sim para as 3 primeiras dicas, é muito provável que seu filho já esteja preparado para se aventurar com os quebra-cabeças.

Como os benefícios são enormes, os pais podem estimular as crianças com essa ferramenta durante um longo período do desenvolvimento infantil e poderão ficar despreocupados pois estarão agregando pelo menos 5 coisas para o aprendizado do seu maior tesouro, seu filho.

Vamos conferir?

1)    Melhora a Atenção e a Concentração: para encontrar as peças e buscar o seu lugar correto é necessário concentrar-se. Este exercício aumenta a capacidade da criança de focar em uma tarefa.

2)    Desenvolve a Paciência: os quebra-cabeças exigem tempo e paciência. Separar as peças através de algum padrão pré-estabelecido, como por exemplo por cores, é um dos aspectos que contribui para desenvolver a paciência.

  

3)    Exercita a Memória: lembrar como é a imagem que construiu através da montagem completa do quebra-cabeça é essencial. Por isso os quebra-cabeças são muito úteis para desenvolver a memória, especialmente a memória visual.

 

4)    Diminui o Estresse: quando a criança se concentra para montar um quebra-cabeças, a respiração regula e quanto mais se envolve na montagem mais relaxa e contente se sente.

 

5)    Permite Resolver Problemas Cotidianos: embora os quebra-cabeças sejam um jogo, em essência possuem as mesmas características que qualquer problema da vida cotidiana. Para enfrentar qualquer dificuldade é preciso observar, identificar o problema, comparar e encontrar uma solução.

 

E aí? Que tal montar um quebra-cabeça com seu filho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O Pião de Madeira      Pião, não se sabe ao certo quando surgiu, mas conhece-se a sua existência desde o ano 4000 a.C. Trata-se de um brin...