Na sua
casa as crianças têm rotina?
As crianças precisam seguir uma rotina para se sentirem seguras e tranquilas em seu ambiente. Quando não há uma rotina estabelecida é comum observarmos a manifestação de mau comportamento, nervosismo, acessos de raiva e outros sintomas.
Mas o que vem a ser rotina? Bom, nada mais é que o modo como realizamos alguma coisa, sempre da mesma forma, mecanicamente. Exemplo: Meu filho acordas às 9h, faz xixi, lava as mãos e o rosto, toma café da manhã, brinca, vai para a escola às 13h e por aí vai. Ele não precisa pensar mais para realizar essas tarefas. Já está automatizado e é um mecanismo importantíssimo para a construção da personalidade dele.
O famoso educador e psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikurs postulou que “a rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida.
A alimentação, o sono e a higiene
são as primeiras rotinas que precisamos ensinar aos nossos filhos. Temos o
papel de incorporar bons hábitos em nossos filhos através das rotinas para ajudá-los
a desenvolver a personalidade e a crescerem de forma saudável, com segurança,
auto estima, autonomia, independência e responsabilidade.
Não precisamos ser excessivamente rígidos com a rotina, mas precisamos ser constantes e não podemos nos esquecer de que quando são pequenos somos o modelo e que o ser humano aprende muito por observação. Então, se as crianças estão inseridas em um clima de rotinas, será muito mais fácil aprender a estabelecer sua própria rotina.
Bom, para finalizar não pense que é tão fácil criar rotinas para seus filhos. Você vai precisar de uma boa dose de paciência, persistência e trabalho em família para que o resultado final seja exitoso, afinal você sabe que é normal que uma criança não obedeça a uma ordem de primeira e que normalmente você precisa ficar repetindo várias vezes até ela te obedecer. Para evitar que você fique repetindo as tarefas da rotina várias vezes para criança, como um disco riscado, existem jogos que te ajudam a criar a rotina de seus filhos e, o mais legal, é que eles participam.